sexta-feira, 27 de junho de 2008

Oliveiras, Carvalho cerquinho e Azinheira na freguesia de Além da Ribeira











Nesta freguesia do Concelho de Tomar foi realizado o levantamento, identificação e classificação de várias Oliveiras de porte muito relevante. Merece-nos sugerir através da observação mais pormenorizada dos troncos e estrutura da copa que estes belíssimos exemplares são seguramente multisseculares. Foram ainda identificados e referenciados dois Carvalhos cerquinhos e uma Azinheira, os quais mereceram a nossa atenção, pois apesar de integrados na vegetação daquela zona, destacam-se das demais espécies vegetais.

Levantamento pelo grupo de Abrantes

Enquadrado neste projecto também o grupo de Abrantes concretizou um levantamento de exemplares arbóreos notáveis, tendo identificado uma Sumáuma no Castelo de Abrantes. Este exemplar denominado cientificamente por Ceiba pentranda L. destaca-se das restantes árvores existentes nos jardins do castelo pela sua raridade e estrutura. A sumaúma é muito difundida pelo mundo ainda que estritamente tropical. É originária da América Tropical e ocorre na África Ocidental e no Sudeste da Ásia, coincidindo com as mais significativas áreas de florestas tropicais húmidas do mundo.
Foram ainda identificados um Freixo - Fraxinus angustifolia em Sentieiras, e um Pinheiro - Pinus pinea em Casal de Baixo - Arreciadas. O pinheiro que se pode observar na imagem apresenta-se com um porte magnífico. Este espécie arbóreo muito notável afigura-se como um monumento vivo de grande beleza!

Levantamento de árvores pelo grupo de Torres Novas

Enquadrado no curso de OJEV, o grupo de Torres Novas identificou uma Oliveira na Av. 8 de Julho, junto ao cemitério. Esta Olea europaea var. europaea de estrutura muito interessante, apresenta-se com dois troncos de grossura muito relevante. O conjunto dos dois troncos permitem-nos interpretar este espécie vegetal como uma árvore notável. O diâmetro da copa do conjunto dos dois troncos atinge os 7,30 m.

Envio de pedido de classificação à DGRF

Do levantamento efectuado no âmbito deste projecto, foram até à data enviados para a DGRF de Santarém 14 pedidos relativos a árvores isoladas, arvoredos e alamedas. A sua dispersão geográfica no concelho de Tomar e dentro da cidade encontra-se nos mapas seguintes, tendo esta legenda:


1 – Sobreiro em Carvalhos de Figueiredo
2 – Pinheiro Manso (2) no nó do IC3
3 – Sobreiro junto à fábrica da Plátex
4 – Carvalho-cerquinho no Coito
5 – Alameda de Ciprestes perto do aqueduto dos Pegões
6 - Sobreiro junto à fábrica de Porto de Cavaleiros
7 – Plátano, Cipreste e Cedro na estrada nacional 113 (sentido Tomar-Leiria)
8 – Oliveira e Carvalho-cerquinho na Quinta das Irmãs (Carrascal)
9 – Azinheira no Casal da Azinheira
10 - Carvalho-cerquinho junto à praia da Pedreira

1 – Carvalho-cerquinho no anfi-teatro da Biblioteca Municipal
2 – Choupo-negro na Ponte-Velha
3 – Arvoredo do Mouchão
4 - Arvoredo da Várzea Pequena